quinta-feira, 30 de junho de 2011

ÁRBITRO CARA DE PAU

O árbitro Emerson Luiz Sobral/PE teve a cara de pau de escrever na súmula que o gramado do estádio do Barradão estava em boas condições.


Está em tão boas condições que o Vitória irá jogar em Pituaçu contra o Bragantino para fazer algumas reformas no gramado do Barradão e tentar, pelo menos, algumas melhoras no piso.

Se nem analisar o gramado que trabalham sabem imagine outras questões.

Mas como sempre nada acontece com os "homens do apito". Não é mesmo, Senhor Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem Sergio Correa?

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VITÓRIA 1 X 0 PARANÁ

O primeiro tempo do jogo comentei no post anterior, vamos então para a sequência do jogo.

O Paraná teve a chance de conseguir pelo menos o empate no Barradão, porém não teve o capricho de transformar algumas oportunidades em gol.

A derrota serve para dois pontos refletir.

1) Que o Paraná pode sim jogar de igual para igual com qualquer adversário mesmo fora de casa.

2) É preciso treinar a variação com um jogador a mais, pois desde o início do 2º tempo o Paraná jogou desta maneira com a expulsão do jogador do Vitória.

Porém não vimos um grande domínio tático em condições de viabilizar o empate e consequentemente a vitória. O Paraná teve maior posse de bola, porém a pressa em querer resolver muitas vezes atrapalhou.

Creio que 2 treinos coletivos, parando e ajustando resolva este problema. Com um jogador a mais é preciso rodar o jogo com mais velocidade e explorar as pontas. Ontem o Vitória não se retrancou e deu espaço para que o Paraná fizesse isso.

Dupla de ataque:

Pedi que a dupla Léo e Giancarlo fosse escalada, porém neste jogo não deu certo. Talvez pela falta de armação das jogadas ou entrosamento ou ainda por não simplesmente não conseguir encaixar as características dos dois jogadores. Enquanto o centroavante da Ponte Preta, Ricardo Jesus, fez 9 gols, nosso artilheiro é o Lima com 2 gols. É preciso estudar o caso.

Das alterações feitas, Cambará entrou no lugar do Garroni e foi bem. Aliás, deve nm curto prazo ganhar a condição de titular. Ou no lugar do Garroni ou de Serginho. Ambos não foram bem ontem.

Oliveira entrou no lugar do Wellington que mais uma vez cansou. Não jogou bem e ainda foi expulso. Fez uma falta boba no meio de campo. Poderia ter evitado.

Diego entrou no lugar do Júnior Urso que saiu contundido. Diego não é craque e precisa entender isso. E também tirar a mania de cair em todas as jogadas. Por causa disso tomou um cartão amarelo. Se ele quiser um espaço no time é bom entrar nos eixos.

Deste jeito o Paraná precisa pensar na contratação de mais um atacante já que Ricardinho só deve voltar somente no 2º turno.

Um detalhe importante. No Serra Dourada o Paraná fez sua melhor apresentação e o gramado ajudou e muito o time. Porém nos outros estádios com gramados ruins o Paraná sofre dificuldade e não tem mita solução para isso, apenas tentar se adaptar o quanto antes.

Agora é pensar no Duque de Caxias sábado na Vila. Estamos no G4 e temos tudo para subir na tabela na próxima rodada.

terça-feira, 28 de junho de 2011

INTERVALO DE JOGO - VITÓRIA 1 X 0 PARANÁ

O jogo estava equilibrado até o Paraná tomar o gol na falha do zagueiro Cris e do goleiro Zé Carlos. Faltou comunicação no lance.

Pontos do jogo:

1) Paraná erra muitos passes. O gramado é muito irregular.

2) A bola não está chegando no ataque. Falta melhorar a articulação no meio.

3) Garrone tomou um cartão amarelo bobo por justamente exigir que o árbitro desse um cartão ao adversário que já iria receber.

É a primeira vez que o Paraná no comando do Fonseca fica atrás do placar. É preciso mudar o time. Vamos ver a postura do técnico agora.

Eu tiraria Garrone e colocaria Cambará para melhorar a armação. O Geninho recuou o Rodrigo Mancha como um 3º zagueiro e está levando vantagem em relação ao ataque do Paraná. O Tricolor precisa de um jogador a mais para chegar junto com o Wellington na frente para que Giancarlo e Léo possam finalizar.

E mais para frente é de se pensar a entrada do Diego para abrir o jogo pelas pontas.

E para finalizar, a defesa hoje não parece muito ligada e está muito afobada.

EM 1992 FOI ASSIM...

Pela visão da imprensa baiana, a vitória era questão de tempo, porém no caminho do time baiano tinha o até então desconhecido nacionalmente PARANÁ CLUBE.

"... o Vitória apático, tímido dentro de casa no seio de sua família..."

VITÓRIA X PARANÁ


E o campeonato não para. Jogo atrás de jogo.

A batalha da vez é contra o Vitória. O time baiano está se acertando aos poucos e tem bons jogadores. O ataque é forte.

Marquinhos revelado pelo próprio Vitória e que estava no Flamengo.

Edu, ex-Inter.

Geovanne, ex-Cruzeiro e Hull City

Outro bom atacante é Rildo. Rápido e oportunista.

No meio-campo tem 2 jogadores de muita marcação. Rodrigo Mancha que sempre se deu bem contra o Paraná e Zé Luis. O primeiro tem função importante no esquema do Geninho e poderá fazer o papel de 3º zagueiro.

Não será um jogo fácil, mas o Paraná pode sim conseguir os 3 pontos.

Roberto Fonseca definiu o time e escala os jogadores que estavam suspensos.

Lisa, Cris e Serginho retornam ao time.

Mesmo com o Júlio César jogando bem o treinador mantém a coerência, pois os jogadores estavam suspensos e não que perderam a posição diretamente nos treinos. O elenco ganha com isso.

O ataque será aquele que sugeri: Léo e Giancarlo. Acredito que seja uma boa, pois Léo tem velocidade e boa finalização.

Melhora também a bola parada e com 2 jogadores mais fortes no ataque tende a manter a bola na frente fazendo com que a defesa "respire".

Gostei da escalação.

Tem tudo para ser um grande jogo.

O árbitro será Emerson Luis Sobral/PE. Será o 1º jogo dele com o Paraná em campo.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARANÁ DERRUBA TÉCNICO DO ICASA

foto: site oficial do Icasa

O técnico Dado Cavalvanti não conseguiu se manter no cargo após 5 jogos sem vitória e apenas 1 vitória no campeonato.

O técnico mais jovem do campeonato brasileiro, com apenas 29 anos, não fez uma boa leitura do jogo frente ao Paraná.

Lógico que as peças do Icasa são inferiores as do Paraná, porém falar um monte de inverdades após a partida não é um bom sinal para o técnico.

Primeiro que ele falou que o Icasa dominou o jogo até tomar o gol. Mentira. O Paraná tomou conta da partida.

Depois falou que não fez os gols por pouco. Precisa saber o que é pouco para ele, pois em momento algum criou jogadas com perigo ao Paraná.

E o pior foi falar que antes do Paraná abrir o placar a torcida estava insatisfeita e vaiando o time.
MENTIRA.

A torcida "jogou" com o time os 90 minutos.

Não é demérito algum falar que o time adversário jogou melhor e que o time dele não conseguiu neutralizar as jogadas ofensivas do Paraná. Fica a lição para o técnico.

domingo, 26 de junho de 2011

COLUNA NA PARANAUTAS


Na última sexta-feira escrevi uma coluna sobre a saída do Kélvin e comento sobre qual deveria ser a função das categorias de base.

Confira um trecho:

O jogador Kelvin se desligou do Paraná Clube e se apresentará ao Porto, clube que adquiriu o “passe” do atleta. A curta carreira do jogador no time que o revelou faz com que os dirigentes, jogadores, torcedores e todas as demais pessoas que “respiram” o futebol repensem sobre alguns assuntos.

Qual deve ser o papel de um clube em investir nas categorias de base? Seria profissionalizar os atletas e negociá-los logo nas primeiras ofertas ou aproveitar o talento deles e formar um grupo forte para tentar conquistas títulos e somente após isso vendê-los? A resposta mais fácil é: depende.

Vamos pegar o caso do jogador em questão, Kelvin. Ele chegou ainda criança no Paraná Clube e desenvolveu tudo que sabe nas categorias de base do clube. Aos 17 anos, teve sua primeira chance no time profissional do Tricolor. Talvez ainda muito cedo e sem um contrato que o blindasse em caso de sucesso logo marcou um gol na sua estréia. Entrando no decorrer dos jogos - antes de assumir a titularidade - rapidamente chamou a atenção de empresários.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

sábado, 25 de junho de 2011

PARANÁ 2 X 0 ICASA

Fazia muito tempo que não via o Paraná jogar procurando tocar a bola, virando a bola para as duas laterais, os volantes se deslocando, o time não dando chutões, valorizando a posse de bola, etc.

O jogo de ontem teve 2 tempos distintos:

No 1º tempo o Paraná pegou a bola e "falou": "quem vai jogar somos nós".

Envolveu completamente o adversário com toques rápidos, recuperação de bola agíl e sempre buscando a organização ofensiva sem precipitação.

Taticamente perfeito, o placar de 2 a 0 foi pouco.

Na 2ª etapa com o placar feito o Paraná "falou": "peguem a bola e boa sorte".

Porém não adiantava sorte, pois o Paraná estava bem organizado tentando acertar um contra-golpe para ampliar o placar. O Icasa não tem um time qualificado, mas a postura tática do Paraná não deixou o time cearense tentar algo.

Os destaques do jogo foram muitos, pois o time do Paraná, pelo menos a maioria esteve quase perfeito, mas os grandes jogadores foram:

Júnior Urso - não perdeu uma dividida e mostrou muita qualidade técnica para organizar o meio-campo.

Wellington - mais uma partida perfeita. Camisa 10 que poucos times possui é a referência do time. Só preocupa a condição física, pois vem sendo substituído em todos os jogos. Se for apenas para poupar, sem problemas, porém se for por condição física aí a comissão técnica precisa buscar um aperfeiçoamento do jogador.

Júlio César e Lima - os dois mostraram que é possível jogar no 4-4-2 com equilíbrio. Pra mim, ambos conquistaram a condição de titulares. Júlio jogou muito mais que Lisa e Lima deixa o time taticamente mais equilibrado.

Os jogadores que não foram bem:

Jéfferson - apesar do gol não jogou bem. Muito individualista em certos momentos e perdendo muitas bolas precisa jogar mais para permanecer no time titular. Na próxima partida estará fora por suspensão.

Everton Garrone - esteve um pouco fora de ritmo e errou muitos passes.

Não posso deixar passar a excelente estréia do Cambará. Quando estiver 100% fisicamente será titular, sem dúvida.

Sobre o Giancarlo que foi criticado por alguns torcedores é preciso antes de qualquer coisa a característica dele. É um jogador de mais referência na área e por isso precisa receber as bolas em condição de arremate. Os cruzamentos ontem não foram bons. Eu gostaria de ver o Léo ao lado do Giancarlo. Pelo menos como um teste.

Dois pitacos sobre o Zé Carlos. Um elogio e uma crítica:

1) Primeiro a crítica. Não vale a pena fazer "cera" para repor a bola. Tomou um cartão amarelo bobo que pode prejudicar no futuro.

2) Um elogio. Zé Carlos tem a melhor reposição de bola do Brasil. Pode até ficar empatado com o Rogério Ceni, mas não é pior. Parabéns!!!

A torcida lotou a Vila Capanema. Show nas arquibancadas.

Próximo jogo é contra o Vitória no Barradão, terça-feira às 21:50.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

PARANÁ X ICASA


Torcida motivada.

Time embalado e focado.

Nada além dos 3 pontos é o que se espera.

Fonseca tem 3 desfalques: Lisa, Cris e Serginho.


Cambará fará a sua estréia e expectativa do seu futebol é alta.

O esquema tático será o mesmo, porém um outro mais ofensivo foi treinado e deve ser usado caso haja necessidade.

A arbitragem será de Edmundo Alves do Nascimento/SC. Será a 3ª partida dele envolvendo jogos do Paraná. Nas duas primeiras, um empate e uma vitória do Paraná.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

NOVO ZAGUEIRO OFICIALIZADO


foto: Jornal de Londrina

Oficialmente agora, Brinner, zagueiro ex-Cianorte é a nova contratação do Paraná.

Brinner foi um dos destaques do campeonato paranaense e o melhor zagueiro do interior, inclusive era o capitão do time.

Confira a ficha do jogador:

Brinner Henrique Santos Souza
Data de nascimento: 16/07/1987
Altura: 1,88 m
Peso: 77 kg
Principais clubes: Cianorte/2011 e São Raimundo/2010.

KÉLVIN FORA DO PARANÁ

Já vendido e não rendendo nada ao Paraná dentro de campo, Kelvin está fora do clube e liberado para se apresentar ao seu novo clube, o Porto de Portugal.

Kelvin apareceu bem no ano passado, mas logo o postura dentro de campo foi mudando. O individualismo foi muito grande, principalmente durante em 2011.

Os olhos grandes dos empresários agitaram o ambiente e o jogador logo foi negociado.

No começo do ano enquanto o Paraná passava por um momento trágico, Kélvin postava fotos no twitter curtindo uma piscininha ou uma praia.

A primeira partida dele em 2011 foi apenas no dia 08/02 pela 8ª rodada do estadual.

A curtíssima história do jogador no Paraná tem os seguintes números:

Participou de 31 jogos, fez 8 gols, sendo 3 de penalti. Vários atrasos e faltas em treinos.

Se o Kelvin não mudar sua postura não durará muito tempo no Porto. Jogador fominha e individualista lá não dura. Isso sem contar a falta de profissionalismo fora de campo, pois atrasos e faltas não são toleradas na Europa e também não deveriam ser aqui no Brasil, porém as vezes "passam batido".

terça-feira, 21 de junho de 2011

O PARANÁ SOMOS NÓS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O FOQUINHA VIROU MICO


A passagem do Kerlon pelo Paraná durou praticamente 6 meses e neste tempo foram 162 minutos jogados distribuídos em 4 partidas.

Foi titular por 3 vezes. porém não completou nenhum jogo e não marcou nenhum gol e ainda perdeu uma penalidade máxima.

Promessa de craque, Kerlon tem 23 anos e há muito tempo não consegue atuar em alto nível, isto quando consegue estar a disposição do time, pelo menos.

Sem dúvida as contusões atrapalharam muito, porém não é apenas isso. É preciso que o atleta se cuide fora de campo também.

É cientificamente provado que uma boa noite de sono é essencial para a recuperação das contusões e também para manter a condição física.

Tomara que o Kerlon repense sua carreira e volte a jogar, pois senão vai continuar virando um mico ao invés do famoso foquinha.

RESGATE DA HISTÓRIA


Num evento realizado pela paranautas.com e pela paranalcool.com.br, o ex-jogador e atual comentarista da Rádio Banda B, Serginho Prestes (Cabeção), foi convidado e prestigiou o evento.

Conversando com ele e outros amigos o craque confidenciou que em 1990 ele fez um golaço que foi o Gol do Fantástico e que pela 1ª vez tinha sido eleito em uma partida da 3ª divisão.

Porém o gol teria se perdido na história e ele não tinha o gol arquivado em seu acero pessoal. Contou que tentou de várias formas resgatá-lo, mas não teve sucesso.

Fiquei encucado e ao mesmo tempo curioso, pois não tinha visto o gol. Ele contando os detalhes do golaço a curiosidade aumentava e foi aí que me desafiei a buscar o gol.

Pensei em quem poderia me ajudar na busca e a 1ª pessoa foi o grande (não apenas na altura) jornalista Cristian Toledo. Além dele trabalhar na GRPCOM, é fã da história do futebol e não deixaria o desafio morrer.

E ele conseguiu achar o gol.

Fico feliz em poder fazer parte deste resgate, não apenas por ser um golaço, mas uma parte da história de um jogador que sempre honrou as cores do Paraná Clube e hoje como comentarista respeita a torcida e os valores do Paraná Clube. E para ser justo, não apenas o Paraná Clube, mas as outras equipes também, pois aplica um jornalismo correto diferente de muitos que tem por aí em outras rádios, sites, jornais e demais mídias.

Então, chega de papo e acompanhe o golaço do Serginho Cabeção contra o Caxias em 1990.

Um gol para entrar no hall dos golaços do Tricolor da Vila!!!


O gol está no Bloco 3. O programa é o OTV Esporte do canal OTV Curitiba, canal 23 da NET. O programa é transmitido todas as segundas-feiras às 21 horas.

domingo, 19 de junho de 2011

NÁUTICO 1 X 1 PARANÁ

O Paraná não conseguiu repetir a boa atuação contra o Goiás e apenas empatou o jogo contra o Náutico.

O empate em si não seria ruim, porém a vitória poderia ter sido conquistada.

O 1º tempo do Paraná foi muito mal e se não fosse a brilhante atuação do goleiro Zé Carlos, que inclusive defendeu uma penalidade, o Náutico poderia ter vencido a primeira etapa.

No intervalo o treinador Roberto Fonseca deu uma bronca no time que acordou no segundo tempo até fazer o gol, aliás, um golaço do volante Serginho que jogou muito bem.

Mas o treinador errou ao recuar muito o time e deixar em campo 4 volantes. Com a saída do Wellington machucado, ao invés de colocar Rone Dias e manter o esquema, não, preferiu escalar o lateral Júlio César para jogar na meia e posteriormente tirou Lisa e colocou Maycon Freitas.

Se contra o Goiás o treinador observou bem o jogo, contra o Náutico falhou ao não ver que a vitória era questão de detalhe. Porém o técnico preferiu segurar o resultado e correr o risco de perder.

Infelizmente arbitragem foi muito fraca e não deu um penalti claro ao Paraná em cima do Diego que entrou no lugar do Giancarlo.

Destaque do jogo foram Zé Carlos, Amarildo e Júnior Urso. Além logicamente do Serginho que fez o golaço de meia-bicicleta:



Foram mau o lateral Lisa e o volante Everton Garroni.

O Paraná volta a jogar na sexta-feira contra o Icasa na Vila. O zagueiro Cris, o volante Serginho e o lateral Lisa estão fora da partida.

Vamos ver qual será o esquema do treinador jogando em casa.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

NÁUTICO X PARANÁ CLUBE


O adversário da vez é o Náutico e mesmo jogando fora de casa a vitória pode ser conquistada, não com muita facilidade mesmo o time pernambucano não tendo um grande elenco.

O Paraná teve problemas para realizar o último treino, já que o Santa Cruz fechou seu estádio sem comunicar a diretoria Paranista. As diretorias já tinham combinado, porém na hora "H" o Santa Cruz justificou que o gramado não estava em boas condições.

O Sport então cedeu a Ilha do Retiro para o Paraná realizar o treinamento.

Sobre o time do Náutico, do técnico Waldemar Lemos, os destaques são o meia Eduardo Ramos e o atacante Kieza. Edurado Ramos fez um excelente trabalho no Sport e no Náutico é o "cérebro" do time. Um jogador conhecido do torcedor Paranista é o lateral-direito Peter.

Pelo lado Paranista o treinador Roberto Fonseca promove apenas uma alteração, a entrada do Lima no lugar do Castán (suspenso).


O treinador já deixou claro que o Lima deverá tomar mais cuidado com a defesa e sair apenas na boa. Se conseguir aproveitar os espaços para avançar e acertar o cruzamento, tenho certeza que o Giancarlo fará um gol com esta jogada.

Nas demais posições, esperar que o trio de volantes repita o mesmo rendimento do jogo contra o Goiás.

O gramado pode prejudicar o bom toque de bola que o time teve em Goiânia, porém tem que se acostumar visto que a Vila Capanema também não possui um "tapete".

O árbitro do jogo será Eduardo Tomaz de A. Valadão/GO. Será o 1º jogo apitado por ele envolvendo o Paraná Clube.

TADEU REI DO PIEROGI

O que estaria fazendo o Tadeu Rei do Pierogi num blog sobre o Paraná Clube?

Simples a resposta, simples a atitude, porém com uma valor imensurável.

Nada de grandes ações de marketing ou planejamentos estratégicos fundamentados em experts autores internacionais.

Uma pequena atitude tem um grande valor.

Muitos podem achar que se trata de provincionismo ou coisa de povo com pensamento pequeno.

Muito pelo contrário meu caro, atitudes como esta, que para muitos nem aconteceria, são sim uma prova de Paranismo.

Tadeu do Pierogi deu um depoimento no evento realizado do 13 de Junho e falou que muitos perguntavam para ele o motivo dele estender a bandeira do Paraná Clube mesmo com o time derrotado no dia anterior. A resposta, perfeita:

"Vocês só colocam a bandeira quando o time ganha". Uma mistura de afirmação com um questionamento que bate profundamente no torcedor rival.

Hoje o Tadeu deu mais uma atitude de amor ao Paraná Clube. Singela, porém mostra o sentimento dos Paranistas com suas cores.

Sem arrogância, sem prepotência, sem soberba, sem ostentação...

Este é o espírito que deve prevalecer no que rege o Paranismo do Paraná Clube!!!


Clique aqui e confira a matéria e o vídeo na íntegra do Tadeu no programa Mais Você.

E lanço a campanha: Bem que poderia ser montado um espaço do Tadeu Rei do Pierogi em alguns jogos na Vila Capanema. Bom para ele, bom para o torcedor, bom para o Paraná Clube.

COLUNA DA SEMAMA


Na minha coluna semanal no site Paranautas.com escrevo sobre a ótima atuação da equipe contra o Goiás e sobre a eficiência dos 3 volantes.

Confira um trecho da coluna:

Tenho que reconhecer que meu comentário pré-jogo contra o Goiás foi equivocado, ainda bem. Quando vi a escalação com 3 volantes e mais 3 zagueiros sendo que o Castán jogaria mais uma vez improvisado na lateral-esquerda, achei que a vitória seria muito difícil de ser conquistada. Apesar do Goiás não ter ainda um time de boa qualidade e com um esquema tático muito confuso, o Paraná fez a melhor partida ano. Achava que com o time colocado em campo pelo treinador Roberto Fonseca seria muito defensivo e com pouca qualidade nos
passes.

Porém os volantes jogaram muito, inclusive o tão criticado Serginho. Não jogaram apenas como volantes marcadores, mas sim com muita qualidade com a bola nos pés. Foram volantes com direção hidráulica, isso sim. Claro que a o campo ajudou muito e este fator pode atrapalhar no jogo de amanhã no estádio dos Aflitos assim como na Vila Capanema que não possuem um gramado de boa qualidade.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

terça-feira, 14 de junho de 2011

GOIÁS 0 X 3 PARANÁ

Tenho que começar o meu comentário dizendo que me surpreendi com a postura do time.

Achava que a pressão que o Goiás fez no começo do 2º tempo seria desde o 1º tempo o que dificultaria o jogo, porém o Paraná montou uma forte marcação no meio-campo sem ficar retrancado.

Os volantes tiveram boa qualidade de passe o que fazia a defesa "respirar".

A estratégia de diminuir os espaços sem a bola e fazer a triangulação rápida com a bola deram certo.

Roberto Fonseca escalou corretamente o Jéfferson que mostrou muito mais qualidade no ataque do que jogando no meio-campo.

Giancarlo mostrou muita categoria e ótimo posicionamento. Além de fazer um golaço. Se for municiado será o artilheiro da Série B.

Garrone foi muito bem também e foi premiado com um gol.

Wellington, este é um baita jogador. Tem muita qualidade no passe, ótima visão de jogo e cobra muito bem falta.

O Goiás em momento algum foi melhor na partida e tentou através das jogadas áreas chegar ao gol, mas não foi feliz. Para se ter uma idéia o Goiás fez 47 cruzamentos contra 9 do Paraná.

Apesar da vitória alguns pontos precisam ser atentados. Primeiro que ofensivamente o lado esquerdo do Paraná é nulo. Segundo que os jogadores do Paraná tomaram cartões que poderiam ser evitados.

E o Goiás mostrou muitos defeitos táticos e técnicos. Não soube marcar no meio-campo e o posicionamento da defesa foi muito mal. Hoje o treinador Artur Neto tomou um verdadeiro nó tático e sequer tentou mudar.

Gostei como já esperava do meia Diniz.

Mas o importante é que a vitória de hoje começou ontem. A energia do evento "contaminou" o grupo. Realmente estão de parabéns.

Até o Lima fez um gol. Brincadeiras a parte, ele não acertava nem cruzamento ultimamente.

O Paraná enfrenta o Náutico na próxima rodada em Recife.

MOBILIZAÇÃO TOTAL

O Paraná chamou a torcida Paranista para a sede da Kennedy e ela não desapontou.

Iria escrever sobre o evento, mas vou sugerir a leitura do blog do Rodrigo Wieler que está muito bem resumido sobre o que aconteceu ontem. Clique aqui



segunda-feira, 13 de junho de 2011

GOIÁS X PARANÁ CLUBE


O Paraná poderia ir em busca da vitória, mas pela escalação do treinador Roberto Fonseca o empate seria muito bem vindo.

Pela situação do Goiás que ainda está em fase de construção do elenco é uma grande chance de conquistar a vitória.



Se o técnico quer fortalecer a marcação no meio, Wellington poderia jogar um pouco mais atrás e Rone Dias ou Douglas Packer poderia entrar na armação.

Vamos torcer para que a idéia do treinador dê certo.

Os destaques do time do Goiás são:

Rafael Tolói - excelente zagueiro.

Diniz - muito bom meia. Principal articulador do time. Como o Paraná irá jogar com 3 volantes, ele não sequer pegar na bola.

Guto - atacante oportunista e ótimo finalizador. Todo cuidado é pouco.

Será a 1ª partida do árbitro Dewson Freitas da Silva/BA envolvendo jogos do Paraná.

CHEGOU O DIA 13



ENTRADA NO SALÃO NOBRE

O acesso ao Salão Nobre será feito pela entrada principal (em frente à Praça Bento Munhoz da Rocha Neto). O público terá duas portas de entrada. A da esquerda será para acesso de quem fez o cadastro online, a da direita para quem ainda não se cadastrou.

É possível efetuar o cadastro no dia do evento ou antecipadamente através do site www.paranismo.com.br. Evite filas e leve seu cadastro preenchido junto com RG e CPF. Apenas pessoas cadastradas poderão entrar no evento.

ACESSO IMPRENSA

A imprensa entrará pela porta principal do Salão Nobre (Rua São Paulo). Não é necessário efetuar cadastro – basta chegar com 20 minutos de antecedência. Ao se direcionar a entrada do Salão, um recepcionista dará todas as instruções.

Todos os profissionais da imprensa estão convidados.

HORÁRIO

O evento tem início às 19h00. Evite filas, chegue antes e aproveite cada minuto.
As portas estarão abertas a partir das 18h00.

ALIMENTAÇÃO

Não haverá venda de bebidas e alimentos no local.

ESTRUTURA

- Central Sócio Torcedor: Salão
- Banheiros: 1º Piso
- Sala de Imprensa: 1º Piso
- Berçário: 1º Piso
- Estacionamento: Acesso via Rua São Paulo

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

- Balanço de Realizações do Paraná Clube
- Novidades do SemPRe Torcedor
- Apresentação de novos produtos e novos uniformes
- Apresentação Principal do Evento


DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - PARANÁ CLUBE

sábado, 11 de junho de 2011

PARANÁ 1 X 0 SALGUEIRO

Logicamente que o mais importa são os 3 pontos, porém o time não jogou bem.

A leitura feita pelo treinador Roberto Fonseca após a partida foi praticamente perfeita, porém a teoria foi diferente da prática aplicada.

E na prática não foi apenas por falta de entrosamento ou qualidade técnica dos jogadores.

Um dos pontos negativos observado pelo treinador foi a falta de posse de bola e pouca rotatividade da bola pelos lados do campo.

Porém como fazer girar o jogo se ele colocou um zagueiro na lateral-esquerda?

Castán dentro das possibilidades técnicas e táticas fez uma boa atuação e foi premiado com o gol da vitória.

Porém o time ficou torto e jogou muito pelo lado direito. Jéfferson que tinha a função de atacar pelo lado esquerdo não esteve bem, pois ficou muito isolado.

Giancarlo mostrou qualidades que faltavam ao time. Uma delas de fazer o pivô e segurar a bola para que os meias se aproximassem, porém como centroavante de referência, depende muito das bolas cruzadas e estas só aconteciam de uma lado, o direito.

Lisa jogou bem, porém foi substituído no intervalo e a justificativa do treinador foi por ter recebido o cartão amarelo e como a melhor opção de ataque do time pernambucano era o lado esquerdo, o treinador Fonseca preferiu tirá-lo com receio que o jogador fosse expulso.

Júlio César até que entrou bem, mas se todas as vezes que um jogador de defesa tomar cartão amarelo tiver que ser substituído as opções de alteração tática durante o jogo diminuem bastante.

Após os 15 minutos do 2º tempo o Paraná sofreu uma grande pressão do time do Salgueiro. A opção do técnico para segurar o resultado foi de fortalecer a marcação ao invés de manter a posse de bola. Serginho entrou e segurou

Cris e Amarildo formaram uma boa dupla de defesa.

Junior Urso e Everton Garrone ainda precisam de ajustes e melhorar o passe. Aliás, talvez pela qualidade do campo, mas este quesito foi muito mal.

O que melhorou foi as bolas paradas. Wellington, o melhor jogador do time, cobrou uma falta no ângulo e por pouco não entrou. A bola foi na junção da trave com o travessão.

Kélvin saiu machucado. Enquanto esteve em campo tentou algumas jogadas, mas nada muito objetivo. Léo entrou no jogo e foi mais incisivo. Ainda acho que Léo e Giancarlo pode se tornar uma boa dupla. Mas para isso é preciso dois laterais de ofício e um meia inspirado. Aos poucos o time se ajeita.

Para os torcedores que enfrentaram o frio de 7º graus para assistir ao jogo, meus cumprimentos. Este é o espírito!!!

O próximo jogo será terça-feira contra o Goiás no Serra Dourada. O estádio deverá estar praticamente lotado, já que o ingresso custará apenas 1 real para quem for com a camisa do time do Goiás.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

COLUNA DA SEMANA - THE NAME IS ROBERTO FONSECA

Na minha coluna semanal no site www.paranautas.com escrevo sobre o novo treinador e como foi escolhido, a mania de diretor em abrir o bico na hora errada e a falta de reconhecimento da diretoria.

Confira um trecho da coluna.

O Paraná Clube insiste em contratar treinadores não muito conhecidos e com poucas conquistas. O clube abre suas portas mais uma vez para um treinador que está em busca de novos desafios que possibilitem entrar para o hall dos treinadores conceituados. Há anos venho batendo na tecla que o Paraná precisa de um treinador que chame a responsabilidade, porém que tenha respaldo da diretoria e da torcida. Um treinador que em caso de derrota não irá se abater com prováveis pressões que gerem dúvidas a torcida ou que faça a diretoria pensar em uma troca de comando.

A insistência em trazer treinadores que jamais conseguiram um título importante ou que não conseguem dar continuidade nos clubes gera uma dúvida e não poderia ser diferente. Por mais que Roberto Fonseca tenha uma rodagem principalmente no interior de São Paulo, não é o perfil que seja da minha preferência.

Pois bem, mas seria muito fácil criticar sem entender o motivo da vinda dele. Vamos por partes. Primeiro é preciso dizer que alguns dos treinadores mais experientes e disponíveis no mercado estão totalmente sem noção. Foi divulgado que o Vadão pediu nada mais nada menos que 150 mil reais de salário por mês. Só para se ter uma idéia, pelo menos 8 times da série A pagam menos que este valor para seus técnicos. Provavelmente Vadão fez a proposta para que não fosse aceita. Já Benazzi, que pra mim seria a melhor opção para comandar o time, pediu 70 mil, porém fazia questão de trazer mais dois profissionais com ele.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PARANÁ X SALGUEIRO


O Paraná tem obrigação de vencer o Salgueiro independente do que aconteça. Com todo o respeito ao time pernambucano, o Paraná precisa se impor dentro de casa. Já perdeu 2 pontos praticamente ganhos contra a Lusa, então os 3 pontos contra o Salgueiro precisam ser somados.

Será a estréia do técnico Roberto Fonseca que se colocar o time que treinou cometerá seu 1º erro.

Por que colocar o Castán na lateral-esquerda se tem o Henrique no banco?


Vai deixar o time torto e com fraco ofensivamente pelo lado esquerdo.

Faça o simples. Coloque o Henrique na lateral. Não duvido que com este time vire um 3-5-2 com o Wellington na ala-esquerda.

Será o 4º jogo que o Fabrício Neves Corrêa/RS irá apitar envolvendo jogos do Paraná.

Nas outras tem foram 1 vitória, 1 empate e 1 derrota do Paraná.

MEIO-INGRESSO CONTRA O SALGUEIRO

O Paraná Clube recebe o Salgueiro na Vila Capanema. Em todos os setores* do estádio o torcedor pagará metade do preço.

Confira o preço dos ingressos para este jogo:

- Popular: R$ 20,00
- Arq. Social: R$ 30,00
- Cadeiras Sociais: R$ 50,00
- Cadeiras Cativas: R$ 20,00
- Camarotes: R$ 20,00
- Visitante: Inteira R$ 40,00 / Meia: R$ 20,00

* Menos setor dos visitantes.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

13 DE JUNHO VEM AÍ

APRESENTAÇÃO DO NOVO TÉCNICO


O novo treinador, Roberto Fonseca, foi apresentado oficialmente na manhã de hoje.

Mas o que chamou a atenção foi a presença do ex-presidente Aquilino Romani.

Que ele ainda continua trabalhando no clube, todos sabem, mas muito inoportuna a sua presença junto ao novo técnico.


A minha opinião sobre a contratação do treinador você acompanha na minha coluna de sexta-feira na Paranautas.com.

MAIS NÚMEROS DO NOVO TREINADOR

Confira todos os resultados do treinador desde 2009:


Caldense - 2011

Tupi 1x2 Caldense
Caldense 2x0 Ipatinga
Villa Nova 1x0 Caldense
Caldense 0x2 Atlético
Caldense 1x0 Guarani

Botafogo - 2011

Palmeiras 0x0 Botafogo
Botafogo 2x2 Noroeste
Americana 2x1 Botafogo
Grêmio Prudente 1x1 Botafogo
Botafogo 1x1 Bragantino
Oeste 1x0 Botafogo

Guaratinguetá - 2010

São Caetano 3 x 1 Guaratinguetá
Guaratinguetá 1 x 0 Náutico
Brasiliense 2 x 2 Guaratinguetá
Guaratinguetá 1 x 3 América/MG
ASA 1 x 2 Guaratinguetá
Guaratinguetá 1 x 1 América/RN
Figueirense 2 x 2 Guaratinguetá
Guaratinguetá 1 x 0 Coritiba
Duque de Caxias 1 x 2 Guaratinguetá
Guaratinguetá 0 x 1 Sport
Vila Nova 1 x 0 Guaratinguetá
Guaratinguetá 2 x 3 Ponte Preta
Santo André 1 x 1 Guaratinguetá
Guaratinguetá 2 x 1 Ipatinga
Bragantino 1 x 1 Guaratinguetá
Bahia 2 x 1 Guaratinguetá
Guaratinguetá 0 x 2 Paraná
Portuguesa 3 x 0 Guaratinguetá

São Caetano - 2010

Botafogo 1x0 São Caetano
Bragantino 2x3 São Caetano
São Caetano 0x1 Corinthians
Portuguesa 1x0 São Caetano
São Caetano 2x2 Oeste
Ituano 0x1 São Caetano
São Caetano 2x0 Ponte Preta
São Caetano 1x3 Santos
Grêmio Prudente 1x0 São Caetano
Oeste 1x0 São Caetano
São Caetano 3x1 Oeste
São Caetano 1x0 Botafogo
Botafogo 1x0 São Caetano
São Caetano 0 x 1 Figueirense

Botafogo - 2010

Rio Claro 1x3 Botafogo
Botafogo 0x0 Ituano
Rio Branco 1x0 Botafogo
Botafogo 1x0 Ponte Preta
Portuguesa 1x2 Botafogo
Barueri 0x4 Botafogo
Botafogo 3x0 Mogi Mirim
Botafogo 1x1 Palmeiras
Mirassol 1x1 Botafogo
Bragantino 2x0 Botafogo

América/RN - 2009

Vila Nova 2 x 1 América/RN
Figueirense 0 x 1 América/RN
América/RN 2 x 2 Vasco
Ipatinga 2 x 2 América/RN
América/RN 1 x 5 Ceara
AtleticoGO 4 x 1 América/RN
América/RN 3 x 1 Guarani
Parana 2 x 1 América/RN
América/RN 0 x 0 São Caetano
Brasiliense 0 x 0 América/RN
América/RN 0 x 1 Duque de Caxias


Criciuma - 2009

Criciúma 1x1 Marília
Caxias 1x0 Criciúma
Brasil/RS 1x0 Criciúma
Criciúma 1x4 Marcílio Dias

Botafogo - 2009

Botafogo 0x1 Portuguesa
Santos 1x0 Botafogo
Botafogo 3x2 Barueri
Botafogo 2x1 São Caetano
Mirassol 2x3 Botafogo
Oeste 1x1 Botafogo
Botafogo 1x3 Noroeste
Botafogo 2x2 Santo André
Paulista 2x3 Botafogo
Mogi Mirim 3x2 Botafogo
Botafogo 1x3 Ponte Preta
Palmeiras 2x1 Botafogo

Oeste - 2009

Oeste 0x0 Ponte Preta
Barueri 2x2 Oeste
Oeste 1x0 Ituano
Corinthians 4x1 Oeste
Portuguesa 1x1 Oeste
Oeste 4x1 Noroeste
São Caetano 2x1 Oeste

RETROSPECTO DO NOVO TREINADOR

A diretoria do Paraná Clube decidiu contratar um técnico mais experiente para comandar o time na série B. Após conversar com vários técnicos e definir que a melhor opção seria Vágner Benazzi, quem acabou acertando foi Roberto Fonseca.

Benazzi era unanimidade na diretoria, porém o alto salário e a condição colocada por ele de trazer mais dois integrantes para a comissão técnica atrapalharam os planos da direção. Outros treinadores menos experientes também foram cogitados, mas a preferência foi realmente por um técnico mais experiente.

Roberto Fonseca possui dois títulos. O primeiro com o Águia/PR em 2001 e o segundo com o Oeste/SP em 2003, ambos pela segunda divisão dos campeonatos estaduais. Além dos títulos, Fonseca conseguiu o acesso para a primeira divisão com o mesmo Oeste, porém em 2008, pelo Campeonato Paulista.

Abaixo o retrospecto do treinador desde 2009.



Em 2011 o técnico começou o Campeonato Paulista pelo Botafogo, mas foi demitido após a 6ª rodada. Sem vitórias o treinador foi substituído por Fernando Diniz, ex-jogador do Paraná Clube.

Fonseca foi contratado pela Caldense com a responsabilidade de evitar o rebaixamento do time mineiro. Coincidentemente o retrospecto do time era o mesmo do Botafogo, ou seja, seis jogos sem vitórias sendo quatro empates. Pegou o time na 9ª posição e terminou o campeonato em 7º. No Campeonato Mineiro 12 equipes disputaram o título.

Em 2010 o início do trabalho do técnico foi no Botafogo/SP. Fez uma excelente campanha e quando o time estava na 4ª posição preferiu deixar o clube para assumir o São Caetano que perdia Antônio Carlos Zago para o Palmeiras. Péssima mudança. No São Caetano foi vice-campeão do Interior perdendo justamente para o Botafogo. Uma das justificativas do técnico para mudar de time foi que disputaria a Série B do Brasileiro, porém durou apenas um jogo.

Roberto Fonseca recebeu uma proposta do então Guaratinguetá, hoje Americana, e o trabalho não foi bom. Pegou o time na 8ª posição e foi demitido quando estava na 12ª colocação em queda livre.

Em 2009 o técnico começou o Paulistão pelo Oeste e fazia um campeonato razoável até aceitar o desafio de fazer o Botafogo escapar do rebaixamento. O objetivo foi conquistado, porém escapou apenas nos critérios de desempate.

No Criciúma no mesmo ano quase rebaixou o Criciúma para a Série D e foi demitido antes que o desastre acontecesse. No time catarinense, Benazzi era o primeiro da lista também para assumir, mas Fonseca foi contratado. Fonseca teve ainda a chance de recuperar sua imagem pelo América/RN, porém na Série B. O resultado não foi nada bom o que o fez ser demitido.

terça-feira, 7 de junho de 2011

ROBERTO FONSECA É O NOVO TÉCNICO

foto: uol.com.br

A diretoria preferiu uma técnico mais experiente e anunciará oficialmente o técnico Roberto Fonseca.

Confira alguns dados do treiandor:

Nome: Roberto Teixeira da Fonseca
Idade: 49 anos (03/06/1962)
Natural de Mandaguarí/PR

Clubes como treinador:
Caldense-MG 2011
Botafogo-SP 2011
Guaratinguetá-SP 2010
São Caetano-SP 2010
América-RN 2009
Criciúma-SC 2009
Botafogo-SP 2009
Oeste-SP 2008/2009
Rio Branco-SP 2008
Guaratinguetá-SP 2007
Ituiutaba-MG 2006/2007
Londrina-PR 2006
São Raimundo-PA 2006
ADAP-PR 2006
CENE-MS 2006
São Bento-SP 2006
Londrina-PR 2005
Bandeirante-SP 2005
Sertãozinho-SP 2005
Mirassol-SP 2004/2005
XV de Piracicaba-SP 2004
Barretos-SP 2004
Francana-SP 2004
Botafogo-SP 2003
Oeste-SP 2003
Águia-PR 2001

Títulos:
Campeonato Paulista (2ª divisão) 2003
Campeonato Paranaense (2ª divisão) 2001

Amanhã mais informações e dados sobre o treinador.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

TREINADORES ESPECULADOS

O Presidente do Paraná Clube Aramis Tissot confirmou que o clube não vai contratar um técnico renomado e com algo investimento.

Vadão, por exemplo pediu 150 mil reais mensais. Benazzi pediu 100 mil para treinar o Criciúma e não abaixaria muito o valor para treinar o Paraná.

Um dos perfis seria por um técnico com identificação pelo clube.

Outra opção seria treinadores ainda desconhecidos no cenário nacional. Segundo o Aramis Tissot, um estilo que deu certo algumas vezes no Paraná.

Alguns nomes especulados:


1) Neguinho - atualmente é auxiliar-técnico do Avaí. Já trabalhou no Paraná Clube.

2) Fernando Tonet - atualmente é treinador do Serra/ES. Ano passado trabalhou na coordenação das categorias de base do Paraná, além de ter trabalho outras vezes no clube, tanto como auxiliar-técnico como preparador físico.

3) Heriberto da Cunha - rodado, mas não muito conhecido, possui poucas conquistas. Seu último time foi o Gama/DF.

4) Luiz Carlos Barbieri - sempre cogitado, seu último bom trabalho foi no próprio Paraná em 2006 onde conquistou o título estadual. De lá pra cá trabalhou em alguns times, mas não conseguiu bons resultados. O último trabalho que chamou a atenção foi no Mixto em 2010 quando livrou o clube do rebaixamento após um péssimo trabalho do Roberto Cavalo.

5) Gilberto Pereira - já recebeu um convite oficial e hoje é o mais cotado para assumir o time. Atualmente treina o Cascavel. Nunca trabalhou em um time grande. Seria sua grande oportunidade.

6) Ary Marques - atual campeão estadual pelo Cuiabá/MT entraria no perfil de ter identidade pelo clube. Mas não é unanimidade entre a diretoria.

Outros nomes estão sendo especulados, mas pelo que se comenta, o novo técnico não deve fugir destes 6 acima.

RICARDO PINTO ESTÁ FORA DO PARANÁ


Diferente de outras oportunidades a diretoria Paranista não titubiou e demitiu o técnico Ricardo Pinto.

O treinador teve um tempo razoável para ajustar o time neste início de campeonato brasileiro, mas o que se viu foi um time desmotivado e sem padrão tático, além de ser mal escalado e sem nenhuma ambição.

Eu fui contra a permanência do técnico por achar que o Paraná precisaria de um treinador mais experiente tanto dentro quanto fora de campo. Ricardo Pinto se mostrou muito nervoso e pouco ativo dentro de campo nas questões táticas.

Ricardo Pinto cavou sua própria demissão ao criticar a diretoria pela imprensa. Esta deu uma nova chance que deveria ser correspondida dentro de campo o que não aconteceu.

A diretoria deve anunciar ainda hoje o nome do novo treinador.

Eu sugiriria dois nomes: Vágner Benazzi ou Márcio Araújo.

Se não for um destes dois que pelo menos que seja um técnico que tenha ambição, experiência e que esteja acostumado a pelo menos brigar por títulos.

Chega de estagiários ou treinadores em início de carreira. O Paraná já apostou muito neste perfil e não deu certo.

domingo, 5 de junho de 2011

AMERICANA 1 X 0 PARANÁ CLUBE

O Paraná não criou jogadas, não finalizou, ou seja, nada mais justa a derrota.

O Americana teve 2 oportunidades claras de gol. Na 1ª Dodô perdeu, na 2ª Reinado marcou aos 30 minutos do 2º tempo.

Alguns pontos que não consigo entender:

1) Lima continua como titular. Não está jogando nada, não acerta um cruzamento e nas cobranças de faltas continua péssimo. Por que não dá lugar ao Henrique? Cabe ao treinador responder.

2) Por que o Serginho continua como titular? No próximo jogo com os reforços de Cambará, Luiz Camargo e Éverton Garroni espero que o treinador corrija o erro.

3) Se o time estava jogando mal, por que não me mexer no time? Por que esperar até aos famosos 15 minutos do 2º para substituir?

4) Enquanto Cris joga muito, Castán não mostra muita qualidade e vontade. Espero que o Ricardo Pinto tome providências.

Ricardo Pinto continua perdendo força dentro da diretoria. Não seria surpresa alguma sua demissão. Grande parte da direção não descarta esta medida. Amanhã haverá a reunião semanal que rotineiramente acontece e a troca de treinador será debatida.


Depois da derrota e sem jogar absolutamente nada os jogadores Luciano Castán e o lateral Lima estiveram em uma casa noturna em Curitiba, segundo informações do fórum do site Paranautas.com e quem falou tem crédito.

Nada contra jogador de futebol curtir suas horas de folga, mas se eu tenho um dia de trabalho péssimo, não tenho vontade alguma de ir uma balada, beber e comemorar. Mas jogador de futebol pensa diferente. Mesmo após jogaram muito mal e viajarem, conseguem motivação para curitr a balada. As marias-chuteiras e os donos de bar agradecem.

Acho que a diretoria deveria tomar uma atitude em relação as estes jogadores.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

AMERICANA X PARANÁ CLUBE



Está aí a grande chance do Paraná conseguir mais uma vitória fora de casa.

O Americana, ex-Guaratinguetá, possui um elenco ainda em formação e o principal destaque é o centroavante Dodô que fará sua estréia.

Na armação o veterano Fumagalli tem a obrigação de comandar o meio-campo.

O bom treinador Toninho Cecílio ainda tenta colocar sua filosofia na equipe. Filosofia esta que se baseia na forte marcação e na valorização da posse de bola.

Pelo lado Paranista, Ricardo Pinto provomerá as estréias dos ex-Ituano Júnior Urso e Jéfferson.



O restante do time continua com sua base.

No banco de reservas Rone Dias será uma boa opção para o armação do time e Giancarlo deve entrar no decorrer do jogo no lugar do Léo.

Acredito na vitória. Para isso basta pressionar o adversário com a bola e apertar a marcação desde o campo de defesa do time de Americana.

O árbitro será Alinor Silva da Paixão/MT. Será o 1º jogo que ele apita do Paraná.

O QUE ESTÁ POR VIR?

LATERAL E VOLANTE CONFIRMADOS

Os jogadores Júlio César e Everton Garroni que já estavam treinando com o elenco tiveram seus nomes publicados no BID e estão confirmados para a disputa da Série B.

O primeiro jogou o campeonato paulista pelo Bragantino e atuou em 17 partidas.

Já Garroni foi campeão catarinense pela Chapecoense, inclusive era o capitão do time.

Confira a fichas dos jogadores:
foto: site do atleta

Nome completo: Júlio César Marques de Farias
Nascimento: 24/12/1978 em Uruguaiana/RS
Posição: lateral-direito
Altura: 1,73m
Peso: 68kg
Clubes:
São Bento/SP:
Paulista/SP:
Matonense/SP
Independente de Limeira/SP
Botafogo/SP
Bragantino/SP
Ponte Preta/SP
Marília/SP
São Caetano/SP: 2009
Brasiliense/DF: 2009
Sport/PE: 2010
Bragantino/SP: 2011



foto: site da Chapecoense

Nome: Everton Santos Garroni
Nascimento 17/04/1981 em Porto Alegre/RS
Posição: volante
Altura: 1,84 m
Peso: 75 kg
Clubes:
2011: Chapecoense/SC
2010: Juventude/RS
2009 - 2010: Porto Alegre/RS
2009: Esportivo/Rs
2008: Inter Santa Maria/RS
2008: Sapucaiense/RS

COLUNA - IRONIAS DO DESTINO


Na minha coluna semanal no site Paranautas.com escrevo sobre uma certa ironia do destino e falo sobre o falecimento do ex-diretor do Paraná Clube Paulo Welter.

Confira um trecho:

Algumas ironias do destino são trágicas, porém outras cômicas. E não que é um jornal de grande circulação, de uma grande capital do Sul do Brasil, que adora escrever mentiras e tripudiar com certos clubes principalmente pela questão financeira está à beira da falência? Pois é, este certo jornal que adora criar teorias que desestabilizam, ou pelo menos tentam, o ambiente dos clubes, deveria olha para si mesmo, mais particularmente para o seu saldo bancário.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ELENCO PRATICAMENTE FECHADO

O Paraná Clube está perto de fechar o elenco para a disputa da Série B.

No atual elenco tem 32 jogadores, porém o Bruninho está se recuperando de uma operação e possivelmente só terá condição de jogar no último quarto do campeonato. Ricardinho também se recupera e só deverá estar disponível no início do 2º turno.

Já Kélvin está vendido e encerra sua breve história no time profissional do Paraná Clube na 8ª rodada.

No desenho, os zagueiros estão colocados entre destros e canhotos. Como o elenco tem apenas um zagueiro canhoto a diretoria promete contratar mais um. Porém nada impede que 2 destros joguem juntos.

Sobre o zagueiro que deverá chegar, Brinner do Cianorte tem até amanhã para dar a resposta final, se não vier, outro já está "engatilhado" para acertar.

Na posição de volante, 3 tem características mais agudas de marcação e estão posicionados logo a frente da zaga.

Outros 4 saem mais para o jogo e por isso estão posicionados na imagem um pouco mais a frente. Porém o lado esquerdo, onde estão posicionados, não significa que joguem apenas por este setor.

Na armação são 7 jogadores disponíveis, sendo 2 canhotos (Jefferson e Wellington). No atual esquema do Ricardo Pinto, 2 meias sempre serão escalados.

Já no ataque, o Paraná poderá ter problemas. Como Ricardinho está se recuperando de operação e Kelvin já está negociado, sobra apenas Diego como um 2º atacante.

Porém para esta posição Jefferson, Oliveira e Thiago Santos podem ser aproveitados também.

Eu acho que Léo e Giancarlo podem fazer uma excelente dupla de ataque, porém na reserva teria apenas o Igor, que até agora não vingou, com um posicionamento mais próximo da área.

A diretoria busca também mais um atacante para fechar o elenco para a disputa da Série B. Josiel e Somália eram opções, mas por questões financeiras não acertaram.

Considero um elenco qualificado e com totais as condições de brigar pelo G4 ou até pelo título.

Só espero que aqueles jogadores que não forem utilizados, pelo menos agora no início da competição, se mantenham motivados para quando terem a oportunidade, aproveitem.

E espero que o Ricardo Pinto mude pouco o time para entrosar definitivamente e buscar as vitórias tanto em casa quanto fora.