sexta-feira, 31 de maio de 2013

OESTE 1 X 0 PARANÁ CLUBE

Escrevi sobre o 1º tempo no post anterior.

Na segunda etapa não mudou muita coisa.

As alterações durante o jogo não surtiram efeito e os jogadores que permaneceram em campo pouco jogaram.

O Oeste é um time fraquíssimo que usa das faltas como recurso para segurar o jogo, mas o Paraná não teve brilho para ganhar o jogo.

Não há desculpas.

O Paraná não marcou como deveria, não teve paciência para virar os lados do jogo, faltou jogadas agudas pelas pontas e o ataque foi onoperante.

Lúcio Flávio muito mal. Rubinho e Ronaldo Mendes idem. Os laterais não repetiram as atuações passadas. Roniery foi expulso de forma infantil.

O Paraná tinha toda a chance de ter condições de dominar o jogo com facilidade e marcar os gols pela qualidade técnica dos jogadores. Falhou.

Que o início não seria fácil era sabido, mas perder pontos para times fracos é complicado.

Não é o caso de começar a falar em contratações ou mudança de esquema. Nem começar a achar que tudo está errado e que perderemos mais um ano. A passionalidade tem que parar até o ponto onde o trabalho não está ainda no nível ideal.

E repito, este nível tem que ser nas 7ª rodada após a pausa da Copa das Confederações. Até lá precisa ter calma, mas é claro que os jogadores precisam ter mais inteligência ao desenvolver o padrão de jogo.

E durante a pausa se possível fazer algumas contratações se for o caso e se os jogadores forem bons.

Agora é pensar no Paysandu na terça-feira.


OESTE X PARANÁ CLUBE - INTERVALO DE JOGO

O Paraná Clube fez um péssimo primeiro tempo num jogo com 25 faltas.

Vai perdendo por 1 a 0 em uma cobrança de falta que não existiu.

O Tricolor não conseguiu fazer seu futebol. Quais os motivos?

1) O time está muito lento, principalmente nas trocas de passes.

2) Não há viradas de jogo. O Paraná começa a jogada num dos lados e procura terminá-la no mesmo. É preciso fazer a virada. Para isso o Lúcio Flávio precisa aparecer mais.

3) A marcação do Oeste, desleal em certos momentos complica um pouco.

4) O Paraná não faz uma pressão logo na saída de bola do adversário.

Como fazer para reverter o placar:

1) Alargar o jogo. O campo estreita facilita a retranca do adversário. Precisa explorar mais os lados do campo e fazer a virada de jogo com mais rapidez.

2) Colocar o Paulo Sérgio no lugar do Morales. Não está bem novamente o centroavante. Quem sabe mudando a característica o Paraná consiga uma nova jogada.

3) Marcar mais forte no campo ofensivo e tentar roubar a bola.

4) Deixar de ser fominha. O Paraná está perdendo muitas jogadas por excesso de individualismo.

5) Evitar carregar muito a bola ou dar balões.

COLUNA - "NO BRASIL É ASSIM"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre o início do campeonato brasileiro das Séries A e B e também sobre o Paraná Clube.

Confira um trecho:

No último final de semana começou o mais importante campeonato do Brasil, o chamado “país do futebol”. Em meio ao término dos terríveis campeonatos estaduais, sem descanso e “competindo” com a finalíssima da Champions League, o campeonato brasileiro teve seu início. E olha que tivemos a melhor média de público em rodada inicial desde que o regulamento passou a ser de pontos corridos.

A “grandiosa” média de 16 mil e poucos pagantes foi beneficiada pela utilização do futuro elefante branco Mané Garrincha, na partida que marcou a despedida de Neymar, onde mais de 63 mil pessoas pagaram, no mínimo, 160 reais pelo ingresso. Mais isto para o início do campeonato. Onde já se viu um jogador da importância do “calopsita” ir embora logo na rodada de abertura da competição? E tivemos mais um episódio, onde a diretoria da CBF estava se esbaldando em Londres, os campeões estaduais Corinthians e Botafogo jogaram no sábado às 21 horas, mas, mesmo assim, para um público de quase 30 mil pessoas. E a insistência na bola laranja?

Pela Série B os times, incluindo o Paraná Clube, vão jogar hoje e amanhã a terceira partida em 7 dias. Ou seja, um jogo a cada 56 horas. E não para por aí: na terça-feira jogarão o quarto jogo em 12 dias. Este é o campeonato brasileiro com sua tradicional incompetência e descaso com os jogadores, treinadores e, principalmente, com os torcedores.

Para ler na íntegra, http://www.paranautas.com/index.php?cod=819&pg=blog_detalhe

OESTE X PARANÁ CLUBE

Hoje o Paraná volta a campo para enfrentar o Oeste em Itápolis.

Será a 3ª partida em 7 dias do Tricolor. Não exclusivamente, pois todos os times da Série B estão passando por isso.

Na partida desta noite um desafio maior para os comandados do Dado Cavalcanti e para ele também.

Muito provavelmente o Oeste entre em campo no esquema 3-5-2.

Estou curioso para ver este time do Paraná jogando contra o esquema do péssimo técnico Roberto Cavalo.

Se o Paraná conseguir manter o ritmo forte das duas primeiras partidas deve vencer, mas para isso precisa acertar as finalizações.

Falando em finalizações, o gringo Morales entra pressionado em campo. Já que o Reinaldo virou contratação do DM, Paulo Sérgio estará no banco de reservas e está bem falado para entrar no decorrer do jogo. Vamos aguardar. Palpite puro, JJ deve fazer o primeiro gol do Tricolor hoje.

O jogo começa às 21:50. Horário péssimo.


terça-feira, 28 de maio de 2013

PARANÁ CLUBE 0 X 0 SÃO CAETANO

O Paraná Clube fez uma boa partida, mas parou na retranca do adversário e na falta de tranquilidade para marcar o gol.

O time mais uma vez esteve taticamente muito bem.

O São Caetano veio para Curitiba para conseguir o empate em 0 x 0, pois nem mesmo um empate com gols conseguiria visto que o time é muito fraco.

O Paraná sabendo disso tentou o quanto antes marcar o gol. Dominou o jogo, mas falhou nas finalizações.

Um pouco mais de calma e menos ansiedade teria conseguido marcar logo no primeiro tempo.

Apesar do gramado estar muito ruim não pode ser desculpa já que o time conseguiu criar diversas oportunidades. Poderia ter criado muito mais se o jogo tivesse acontecido em outro estádio, mas das chances criadas pelo menos uma deveria ter sido concluída corretamente.

Vale destacar a partidaça que o Ricardo Conceição fez. Este novo esquema tem favorecido ainda mais o jogador.

Ronaldo Mendes também mostrou qualidade. Um dos chutes que deu foi de primeira, difícil num gramado como este e o goleiro salvou. Outro jogador teria mandado a bola para fora do estádio.

As bolas paradas precisam ser melhor aproveitadas. Lúcio Flávio não vem aproveitando. Rubinho está melhor no quesito, mas precisa melhorar com a bola rolando e jogar mais em grupo e ser menor individualista.

Roniely mostrou muita qualidade e se torna uma ótima jogada ofensiva.

A arbitragem deixou a desejar. Errou a não dar algumas faltas importantes e também cartões, inclusive um que poderia ser o segundo do jogador do São Caetano.

O Paraná deixou de somar 2 pontos fáceis, mas jogou muito bem e agora é pensar no Oeste do péssimo técnico Roberto Cavalo.

PARANÁ CLUBE X SÃO CAETANO


O Paraná Clube volta a campo em busca de mais 3 pontos.

Sem poder jogar ainda na Vila Capanema, onde já previa, terá que mandar a partida na Vila Olímpica em uma terça-feira no período da tarde, infelizmente.

O time do São Caetano está bastante modificado em relação ao time que disputou o Paulistão.

O time atual além de desentrosado é fraco tecnicamente.

Na primeira rodada o time paulista por pouco não perdeu para o Ceará que dominou o jogo e perdeu vários gols feitos.

O maior empecilho do Tricolor será o gramado que impossibilita a troca de passes que é e principal arma do time. As bolas paradas e os chutes de meia e longa distância poderão definir o jogo.

O técnico Dado Cavalcanti acertadamente deve manter o mesmo time que ganhou e bem do ABC.

O técnico Marcelo Veiga deve colocar um padrão de jogo com forte marcação e explorar as bolas aéreas.

Apesar das dificuldades a vitória pode, e ao natural, deve acontecer.

domingo, 26 de maio de 2013

ABC 0 X 2 PARANÁ CLUBE

É lógico que ainda é muito cedo para qualquer tipo de análise, mas a partida que o Paraná fez foi extremamente positiva.

Em pouco tempo o treinador Dado Cavalcanti já conseguiu implantar um padrão de jogo muito compacto tanto defensiva como ofensivamente.

Para quem dizia que o Lúcio Flávio não poderia jogar ao lado de outro meia, no caso Rubinho, já no primeiro jogo do novo comandante se provou que pode sim.

Ronaldo Alves fez uma estreia fantástica e fez um golaço.

Roniery e Paulinho também foram bem nas laterais.

A troca de passes parece que será o grande diferencial do time e quando a Vila Capanema estiver liberada por conta do novo gramado poderemos presenciar isso.

Agora o Paraná pega o São Caetano na Vila Olímpica, infelizmente no período da tarde num dia de meio de semana. O Tricolor tem condições de vencer e somar mais 3 pontos.

sábado, 25 de maio de 2013

ABC X PARANÁ CLUBE



E vai começar mais uma Série B para o Paraná Clube.

O início será contra o ABC fora de casa, porém em campo neutro.

O entrosamento do time potiguar é maior que a do Paraná, porém a qualidade técnica do Tricolor é superior.

Mas o jogo não será nada fácil. Pela Copa do Brasil o ABC conseguiu vencer o Sport em plena Ilha do Retiro jogando um bom futebol.

Estou curioso para ver o padrão tático do Paraná sob o comando do Dado Cavalcanti. É lógico que por enquanto é muito pouco tempo para qualquer análise, porém melhoras sem dúvida o time terá.

Rodrigo Silva é o destaque do time do ABC. Oportunista e boa finalização, a defesa Paranista precisará estar atenta.

Time

O técnico Dado Cavalcanti escala 6 jogadores que disputaram o paranaense pelo Tricolor e mescla com alguns dos reforços. A grande novidade é a entrada do Brinner no lugar do Alex Alves. Como até agora não ouvi uma explicação do técnico prefiro esperar para poder dar uma opinião.

O esquema tático foi alterado. Saiu o mal treinado 4-3-3 e entrou o 4-5-1 ou 4-1-4-1.

Lúcio Flávio, Rubinho e Ronaldo Mendes serão os responsáveis pela armação e chegada ao ataque para municiar Morales já que Reinaldo mais uma vez está visitando o Departamento Médico.

No banco ainda tem o Fernando Gabriel. Sem dúvida a briga no meio-campo será grande.

Com Ricardo Conceição e Cambará a qualidade técnica fica ainda maior no setor.

Espero ver um time compacto, com toque de bola, bom posicionamento e arremates de média distância. Acontecendo isso a melhora será fantástica em relação ao time do estadual.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

COLUNA - "10 PONTOS DE INÍCIO"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre o início da Série B e uma meta de pontos até a parada da Copa das Confederações.

Confira um trecho:

E lá vamos nós mais uma vez para o inferno da Série B. Já conhecemos algumas cidades, jogamos pela primeira vez contra vários times, inclusive alguns que nem existem mais, tivemos que jogar em estádios sem a mínima condição etc. Agora chega! É hora de finalizar estas aventuras e voltar para a Série A.

O caminho na Série B começa amanhã, mas logo terá uma pausa por conta da Copa das Confederações. Ou seja, seis jogos, três em casa e três fora, e um período de 20 dias sem jogos oficiais. Não tem como fazer uma avaliação mais concreta em cima destes seis jogos iniciais, por causa do pouco tempo de trabalho do novo comandante, porém quem tem assistido aos treinos ficam impressionados com a diferença de padrão tático do time. Após o período da Copa das Confederações aí sim será possível fazer análises mais profundas em relação ao time e se o Paraná Clube terá ou não condição de brigar pelo acesso. Agora, na teoria, arrisco dizer que há chances sim e a maioria das contratações feitas justificam isso. Não gostei de algumas contratações, como as dos “3 Paulos”, mas espero queimar a língua.

Para ler na íntegra, clique aqui.

domingo, 12 de maio de 2013

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (11 e 12/05)

Gols de ex-jogadores do Paraná Clube neste final de semana.

Ceará 3 x 1 Fortaleza
Vicente - Ceará

Coritiba 3 x 1 Atlético
Geraldo - Coritiba

Porto 2 x 1 Benfica
Lima - Benfica
Kelvin - Porto

Faltou algum gol? Ajude o blog enviando sua mensagem.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

COLUNA - "TREINAMENTO É SAGRADO"


Na minha coluna da @Paranautas escrevo sobre a contratação do técnico Dado Cavalcanti.

Confira um trecho:

Nas últimas semanas, o papo entre a torcida era apenas um: quem seria o novo técnico do Paraná Clube. A diretoria focou em um treinador e este acertou. Desde a saída de Toninho Cecílio, o nome forte para assumir o time era do Dado Cavalcanti.

Entre os torcedores muitos nomes foram citados, sugeridos e outros fortemente criticados. A imprensa também especulou e chutou bastante. E foi cada nome “especulado”. Até o do Lori Sandri chegou a ser estampado no jornal mais famoso do estado.

Seria muito cômodo dizer que agora resta esperar para afirmar se a contratação do técnico foi boa ou não. Se o time conseguir o acesso, a diretoria acertou, senão errou. Este tipo de opinião, como já escrevi algumas vezes, é para os comentaristas de arbitragem que esperam os vários replays para dizer se foi ou não pênalti.

Pra mim, apesar de ter citado outros nomes também em outra coluna, a contratação do Dado Cavalcanti foi precisa. Tenho certeza que veremos um time muito diferente em campo e não falo apenas dos jogadores, mas sim do padrão de jogo que ele vai implantar. Falo das variações táticas e do posicionamento dos jogadores em campo. Falo também das jogadas ensaiadas que não tivemos nos últimos meses. Pelos recentes trabalhos dele e pelo discurso em sua apresentação, teremos muito treino. Palavras do treinador: “Sou um cara que valoriza muito o treinamento. Pra mim o treinamento é essencial. Treinamento pra mim é sagrado. Sou adepto das repetições. Meu ponto de pensar treinamento é isso, é repetição”.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

DADO CAVALCANTI É O NOVO TÉCNICO DO PARANÁ CLUBE




O novo técnico do Paraná Clube é Dado Cavalcanti. O nome do treinador foi anunciado em entrevista coletiva na manhã de hoje pelo presidente Rubens Bohlen e posteriormente confirmando pelo site do clube.

O técnico já está contratado há semanas.

Confira a ficha do novo treinador:

Nome completo: Luis Eduardo Barros Cavalcanti
Nascimento: 15/01/1982 - 31 anos.
Local: Arcoverde/PE

Dado Cavalcanti tentou ser jogador de futebol. Passou pelas divisões de base até se profissionalizar até que foi barrado pelo então técnico do Náutico Muricy Ramalho. O próprio Dado assume que não seria um bom jogador.

Como nunca deixou de estudar e já fazia o curso de Educação Física, Dado mudou o rumo da sua carreira e tomou a decisão de ser treinador.

Com 24 anos conquistou seu primeiro título sendo o mais novo técnico no país a levantar a taça.

Clubes como treinador:

2006-2008 - Ulbra/RO
2008 - Brazsat/DF
2009-2010 - Santa Cruz
2010-2011 - América-RN
2011 - Central/PE
2011 - Icasa/PE
2012 - Ypiranga/PE
2012 - Luverdense/MT
2013- Mogi Mirim

Títulos:
Bicampeão Rondoniense (2006/2007)
Campeão Brasiliense (3ª Divisão 2008)
Campeão da Copa Pernambuco (2009)
Campeão Matogrossense (2012)

Confira o retrospecto do treinador desde o seu trabalho no Santa Cruz.

Mogi-Mirim

Levou o time a semifinal do Campeonato Paulista. Na fase inicial ficou na 2ª posição atrás apenas do São Paulo.

Campeonato Paulista 2013
21 jogos
13 vitórias
4 empates
4 derrotas
43 gols pró
20 gols sofridos
68% de aproveitamento

Luverdense

Conquistou o título estadual e quase levou o time à Série B do campeonato brasileiro.

Campeonato Mato-grossense 2012
16 jogos
8 vitórias
5 empates
3 derrotas
33 gols pró
23 gols sofridos
60,4% de aproveitamento

Copa do Brasil 2012
2 jogos
1 empate
1 derrota
2 gols pró
4 gols sofridos
16,7% de aproveitamento

Série C
20 jogos
11 vitórias
4 empates
5 derrotas
33 gols pró
29 gols sofridos
61,6% de aproveitamento

Ypiranga/PE

Campeonato Pernambucano 2012
7 jogos
2 vitórias
1 empate
4 derrotas
6 gols pró
14 gols sofridos
33,3% de aproveitamento

Icasa/PE

Série B - 2011
7 jogos
1 vitória
2 empates
4 derrotas
6 gols pró
11 gols sofridos
23,8% de aproveitamento

Central/PE

Campeonato Pernambucano 2011
5 jogos
1 vitória
4 derrotas
10 gols pró
12 gols sofridos
20% de aproveitamento

América/RN

Série B - 2010
18 jogos
9 vitórias
1 empate
8 derrotas
23 gols pró
33 gols sofridos
51,8% de aproveitamento

Campeonato Potiguar 2010
8 jogos
5 vitórias
3 derrotas
12 gols pró
4 gols sofridos
75% de aproveitamento

Santa Cruz

Série C - 2010
1 jogo
1 derrota
1 gol sofrido
0% de aproveitamento

Campeonato Pernambucano - 2010
17 jogos
9 vitórias
4 empate
4 derrotas
29 gols pró
17 gols sofridos
60,8% de aproveitamento

Copa do Brasil - 2010
6 jogos
3 vitórias
3 derrotas
8 gols pró
7 gols sofridos
50% de aproveitamento

Copa Pernambuco - 2009
14 jogos
11 vitórias
2 empates
1 derrota
39 gols pró
13 gols sofridos
83,3% de aproveitamento

TOTAL

142 jogos
73 vitórias
24 empates
45 derrota
244 gols pró
188 gols sofridos
57% de aproveitamento

Total de aproveitamento por clubes:

Mogi Mirim - 68%
Santa Cruz - 65,8%
América-RN - 55,1%
Luverdense/MT - 55%
Ypiranga/PE - 33,3%
Icasa/PE - 23,8%
Central/PE - 20%

sexta-feira, 3 de maio de 2013

COLUNA: "CUIDADO TORCEDOR!"







Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre algumas opiniões que estão "rolando" por aí e que o torcedor precisa tomar um certo cuidado.

Confira um trecho:

Com a eliminação no campeonato paranaense e também na Copa do Brasil, o Paraná Clube está na fase de análise do elenco e no aguardo para poder anunciar o novo treinador.

Tudo isso é normal no futebol, mas certas pessoas mal intencionadas gostam de perturbar o clube de alguma maneira. Há comentaristas que dizem que o Paraná Clube está formando um novo elenco, pois está trazendo um caminhão de jogadores. Ora, o Paraná Clube, assim como a maioria dos times, montou um elenco para o Estadual e se reforçará com algumas peças para o principal e mais difícil torneio do calendário, o Campeonato Brasileiro.

Os torcedores que acompanham apenas uma parte da imprensa e escutam uma bobagem destas de “novo elenco” podem acabar acreditando, pois, teoricamente, aquele cronista deveria ter embasamento para emitir tal opinião. Contudo, a opinião nem sempre é pertinente, pois foge da realidade.

O Paraná Clube não vai renovar os contratos de alguns jogadores que não conseguiram mostrar serviço. Outros podem ser emprestados. E qual o problema nisso? O clube errou, sim, na contratação de alguns jogadores e agora está remediando, trazendo outros atletas para substituir em algumas posições, não todas. Falar em “novo elenco” é polemizar para buscar audiência ou criticar gratuitamente por algum motivo.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CONTRATAÇÕES

O Paraná Clube anunciou 4 contratações:


Brinner

Nome completo: Brinner Henrique Santos Souza
Posição: zagueiro
Nascimento: 16/07/1987
Peso/altura: 74 kg / 1,89 m
Último clube: Bahia-BA

Fernando Gabriel

Nome completo: Fernando Gabriel Vougado Ribeiro
Posição: meia
Nascimento: 11/05/1988
Peso/altura: 73 kg / 1,79 m
Último clube: Ituano-SP

Ronaldo Mendes

Nome completo: Ronaldo Mendes Medeiros
Posição: meia/atacante
Nascimento: 16/08/1992
Peso/altura: 71 kg / 1,71 m
Último clube: Guarani-SP

Léo

Nome completo: Valério Gomes dos Santos
Posição: atacante
Nascimento: 02/07/1990
Peso/altura: 70 kg / 1,79 m
Último clube: Juventude-RS

São ótimas contratações.

Brinner não conseguiu se firmar no Botafogo e no Bahia, mas volta para o Paraná a princípio de ser suplente do Anderson, mas no decorrer até pode brigar pela titularidade. Para isso basta repetir o futebol que já demonstrou aqui.

Fernando Gabriel jogou muito bem em todos os times que defendeu após sair do Paraná Clube, principalmente no futebol paulista (Bragantino e Ituano). O seu estilo de jogo muito parecido com o do Ricardinho vai incomodar muito o Lúcio Flávio que precisará jogar mais para se manter como titular. Os dois poderão jogar juntos também, sem problemas.

O meia-atacante Ronaldo Mendes chega como a principal contratação até agora. Grande revelação do futebol alagoano, fez um grande Paulistão apesar do fraco time do Guarani. Foram 4 gols e várias assistências.

Já Léo vai precisar e muito voltar a velha forma onde fez boas partidas pelo Paraná Clube. Depois que saiu do Tricolor jogou no Náutico, SV Grödig e Juventude. Em todos fez poucas partidas e poucos gols. No Juventude, última equipe dele, não foi titular em nenhuma partida, jogou apenas 81 minutos entrando no decorrer dos jogos e não marcou. Pela característica dele pode muito bem formar uma boa dupla com Reinaldo, mas terá que mostrar o mesmo futebol de outros anos. Vontade dizem que ele está. Vamos ver na prática.

Agora faltam laterais, volantes e mais um centroavante para fechar o time para a Série B.