sexta-feira, 28 de junho de 2013

COLUNA - EM "OFF"



Confira um trecho da minha coluna no site Paranautas:

Parafraseando e modificando um pouco o que o comentarista de resultado costuma falar, eu poderia escrever minha coluna sobre as manifestações que dominaram boa parte do país nos últimos dias, e que até deveriam ter acontecido antes, principalmente pela fortuna gasta a cada dia pela Copa do Mundo.

Poderia escrever sobre a Copa “Caça-Níquel” que está acontecendo nas “famosas” e denominadas arenas espalhadas pelo Brasil.

Poderia escrever sobre a seleção espanhola que, pelo seu futebol, chama a atenção a cada partida. E também as lições que ela ensina para a maioria dos times por aí. A principal lição é a paciência, principalmente quando é necessário recomeçar a criação das jogadas, que a maioria dos jogadores espalhados por aí insistem em lançamentos e cruzamentos sem o menor sentido.

Poderia escrever sobre a expectativa do jogo entre o time da CBF e Espanha, no domingo, e as diversas possibilidades táticas que devem ocorrer. Como o time da CBF vai se comportar, se a Espanha jogar o normal e deixar o time canarinho na roda? E também como será que o cai-cai calopsita jogará contra vários futuros colegas de time.

Para ler na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PARANÁ CLUBE 1 X 0 ASA

O Tricolor dominou o jogo inteiro.

Pressionou o adversário.

Porém só conseguiu o gol aos 17 minutos do 2º tempo.

O time do ASA como já era esperado veio a Curitiba em busca do empate ou daquela única jogada que poderia resultar em um gol.

Tiveram apenas uma chance.

Já o Paraná teve algumas, porém poucas em reais condições de finalização da dupla de ataque.

Ajustes de posicionamento, jogadas e quem sabe até de escalação serão estudados durante o período da Copa Caça-Níquel.

Mas o time não foi mal, pois já observa-se um padrão de jogo interessante. Realmente o que falta são ajustes que inclusive foram comentados pelo técnico Dado Cavalcanti.

A ansiedade também atrapalhou os jogadores, pois a cada minuto sem gol gerava um desconforto no time.

Roniery fez mais um grande jogo. Arma poderosa pelo lado direito.

Ricardo Conceição e Édson Sitta também foi muito bem e merecem destaque.

Lúcio Flávio buscou jogo, mas ainda sofre com a falta de um ataque mais entrosado e competente.

Paulo Sérgio fez o gol e só. Para o camisa 9 basta?

Agora é pensar e repensar o time. Moldar a estrutura tática. Treinar passes e chutes a gol. Intensificar o padrão de posse de bola. Aperfeiçoar e aumentar as jogadas de linha de fundo.

Tempo suficiente para que o técnico consiga implementar a tão falada "filosofia de trabalho".

terça-feira, 11 de junho de 2013

PARANÁ CLUBE X ASA



O Paraná entra em campo contra o ASA com o único pensamento e objetivo de conquistar os 3 pontos seja jogando bem ou mal.

Chegar aos 10 pontos é essencial para conseguir uma certa tranquilidade no período da Copa Caça-níquel.

O técnico Dado Cavalcanti deve manter o mesmo time que venceu a última partida.

O time do ASA deve vir com um esquema bastante retrancado, mas não pode servir como desculpa para as dificuldades que o Tricolor terá. O Paraná precisa entrar e impor seu jogo desde o início e buscar o gol o mais rápido possível.

Os 3 principais jogadores do ASA estão fora do jogo.

Didira, Léo Gamalho e Lúcio Maranhão desfalcam o time. Ótimo para o Paraná Clube.

A arbitragem será do fraco Paulo Henrique de Gody Bezerra, "amigo" do Luisinho.

E finalizando o post, não posso chamar o torcedor ao estádio, pois o horário patético atrapalha qualquer um, principalmente quem depende do transporte público. Jogo terminando meia-noite é bem a cara do futebol brasileiro onde os intere$$es vão muito além do bem estar do torcedor.

domingo, 9 de junho de 2013

PARANÁ CLUBE 1 X 0 FIGUEIRENSE

O Paraná Clube dominou grande parte do 1º tempo e a superioridade se transformou em vitória com o gol de Ânderson.

O time soube entender o jogo e conseguiu ser bastante competitivo.

O novo gramado também foi fundamental apesar de algumas insistências em alongar a jogada com lançamentos para Paulo Sérgio que não foi bem no jogo.

Léo mostrou estar fora das condições físicas ideais, porém tem mais qualidade que o outro atacante e pode brigar por titularidade.

Na segunda etapa o Figueirense mudou seu estilo de jogo e partiu pra cima do Paraná que não conseguiu encaixar os contra ataques.

Com a pressão do time visitante restou ao Paraná se segurar, mas não significa que o time sofreu algum sufoco.

O Figueirense pouco teve chance de arriscar.

Os destaque da partida foram Roniery e Édson Sitta.

O primeiro marcou, foi para o ataque, driblou, armou jogadas e foi o jogador que mais pode falar sobre o novo gramado, pois este bem perto dele por diversas vezes resultado das várias faltas cometidas pelo adversário.

Já Sitta que foi criticado pelo "comentarista da planilha" que também criticou duramente o técnico Dado Cavalcanti, fez um partidaça. Resultado da falta de conhecimento daqueles que são profissionais do futebol, mas não possuem a competência e vontade de estudar o esporte a fundo.

Lúcio Flávio foi bem taticamente e mostrou muita vontade. Se o time tiver um atacante melhor, pode até ser o Reinaldo, a condição do meio de campo vai melhorar.

Quem foi muito mal foi o Ronaldo Mendes que conseguiu tomar 2 cartões amarelos por indisciplina ao chutar a bola após o apito do árbitro. Merece um puxão de orelha.

Mas é incrível como tem árbitro que prefere aplicar a regra para certos lances, como foi para o Ronaldo Mendes, mas ignoram tantos outros principalmente em relação as faltas violentas. Paulo Schleich Vollkopf é o nome do péssimo árbitro do jogo.

Agora o Paraná pega o ASA na Vila Capanema na próxima terça-feira. Não há outra possibilidade que não seja a vitória.

sábado, 8 de junho de 2013

PARANÁ CLUBE X FIGUEIRENSE


Hoje é dia de vitória.

E o lugar do torcedor é nas arquibancadas da Vila Capanema.

Vila Capanema que estreia o novo gramado que está praticamente um tapete.

foto: Eduardo Luiz 

Para este jogo o técnico Dado Cavalcanti faz algumas alterações já que as duas últimas partidas o time demonstrou alguns erros.

Roniery volta ao time, mas Edson Sitta permanece no time titular jogando como volante, função que desempenhou atuando pelo Vitória de Guimarães.

Léo também ganha uma vaga no ataque, porém quem deixa a equipe é um meia ainda não definido, ou Rubinho ou Ronaldo Mendes.

Assisti apenas um jogo do Figueirense no campeonato contra o Sport onde venceu por 3 x 2. Fez um ótimo primeiro tempo, abriu 2 a 0, relaxou no segundo tempo permitindo o empate, mas teve força para fazer o gol da vitória.

Rafael Costa foi o destaque do jogo.

O Figueirense procura sempre o ataque e acredito que não seja diferente hoje. O Paraná teoricamente terá campo para jogar, mas pode esbarrar na marcação do adversário logo no campo defensivo Tricolor.

O Paraná precisa explorar os passes rápidos, o que aconteceu nos dois primeiros jogos, largar a individualidade e ter mais vontade do que as duas últimas partidas.

Fazer o primeiro gol do jogo é tarefa obrigatória para o Paraná, preferencialmente se for nos primeiros 15 minutos.

Lúcio Flávio precisa dar uma resposta e nada melhor que o jogo de hoje, porém é provável que tenha uma marcação mais especial em cima dele.

Os laterais podem ser decisivos nesta partida.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

COLUNA - "LA EM CASA"


A minha coluna da semana na @Paranautas:

La na casa

A coluna de hoje é sobre uma história que aconteceu em uma região não tão distante assim.

La na região tinha uma casa muito amada pelo grupo de pessoas que a frequentavam, assim como a família que la morava. Tudo parecia bem, logicamente, com os problemas normais de qualquer família que morava la na casa.

Até que um dia, la na casa, uma pessoa muito bem trajada e com bom papo começou a frequentá-la. La na casa, esta pessoa parecia muito prestativa, querendo sempre ajudar. La na casa, esta pessoa até comprava alimentos para a criançada que la morava.

Porém, nem tudo eram flores e a pessoa apunhalou aqueles que viviam la na casa.

O pior é que o senhor, que naquele momento trabalhava de caseiro - uma pessoa muito bem falada, até então confiável, e que todos gostavam -, sabia de tudo o que aquela outra pessoa aprontava.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

terça-feira, 4 de junho de 2013

PAYSANDU 2 X 0 PARANÁ CLUBE

Mais uma derrota para um time fraco na Série B.

Claramente que não seria fácil ajustar um esquema tático em tão pouco tempo, mas a vontade dos jogadores em campo é lamentável.

Não há mais aquela marcação que ocorreu nos dois primeiros jogos.

O coletivo ficou de lado para o individualismo, perfeito para o Rubinho.

A carência da camisa 9 continua evidente, mas é cedo para um parecer definitivo em relação ao Paulo Sérgio, porém não jogou nada o que pra mim não é surpresa.

Brinner errou muito na partida de hoje.

Lúcio Flávio está jogando com o nome apenas.

Luis Carlos falhou feio no primeiro gol do Paysandu.

Pior ainda são os jogadores culpando a arbitragem.

Dado Cavalcanti terá muito trabalho na parada da Copa das Confederações, mas antes vai ter que dar uma "mexida" no astral do elenco. A diretoria também terá que ter esta tarefa, pois o que os jogadores estão jogando é piada.

Para o Paraná atingir os 10 pontos que estipulei antes do início do campeonato vai precisar ganhar do Figueirense e do ASA, ambos na Vila Capanema. Não será fácil, mas é obrigação.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PAYSANDU X PARANÁ CLUBE


O Paraná Clube volta a enfrentar o Paysandu depois de 8 anos.

O último jogo aconteceu em 2005 com a vitória Paranista por 2 a 0 no Pinheirão. Gols do zagueiro Marcos e do atacante Borges.

Hoje o jogo será no Mangueirão que costuma ter um bom gramado e de dimensões grandes o que teoricamente irá facilitar o jogo Paranista.

Se contra o São Caetano e o Oeste as equipes usaram da marcação e da retranca para conseguirem os pontos, o Paysandu será obrigado a partir para o jogo, pois a pressão já está grande, inclusive trocando de treinador.

Aliás, o novo técnico, Givanildo Oliveira, estará presente no estádio, porém não comandará o time paraense ainda.

O Paraná Clube terá 3 mudanças. Uma por cartão, outra por contusão e a terceira por opção tática. Roniery, Cambará e Morales deixam a equipe para as entradas de Edson Sitta, Gílson e Paulo Sérgio, respectivamente.

O time ganha em marcação no meio e em mobilidade no ataque.

Se o Paraná conseguir acertar um maior número de passes e melhorar as finalizações conseguirá sair com a vitória.

Também terá que ter atenção com o meia Eduardo Ramos e com o atacante Rafael Oliveira. São nos pés deles que a maioria das jogadas do Papão acontecem. E sem esquecer também do bom lateral-direito Pikachu.

O trio Rubinho, Lúcio Flávio e Ronaldo Mendes precisam voltar a jogar bem e nada melhor que o jogo de hoje.