terça-feira, 25 de março de 2014

MÍLTON MENDES PEDIU DEMISSÃO

O técnico Mílton Mendes pediu demissão.

Na tarde de hoje desabafou e muitas verdades foram ditas.

Resumo da ópera: A diretoria de futebol não tem saída. Tanto pela falta de competência quanto principalmente pela falta de dinheiro.

Absurdo mesmo é que o boato parece ser verdade, não dito pelo treinador, mas ele teria emprestado dinheiro aos jogadores.

Absurdo também é que o técnico praticamente trabalhou de graça sem ter recebido salário. Pelo menos é o que saiu na imprensa.

Não adianta, enquanto o clube não pagar rigorosamente em dia não vai conquistar seus objetivos. Não há boleiro que respeite uma diretoria que não arca com suas obrigações. E não são apenas os atrasos, são promessas e mais promessas que não são cumpridas.

"Olha, estamos em uma situação complicada, mas estamos trabalhando e pagaremos vocês na sexta-feira". Se por acaso a diretoria fala isso e na sexta-feira prometida paga, há um respeito dos boleiros. Porém se na sexta-feira passa batido, já era.

Página virada, vamos ser se agora a diretoria muda o perfil e traz algum treinador mais experiente.

Mas lógico, que tenha jogadores melhores e pagamento em dia.

Se o objetivo do clube for subir para a Série A, não há outra forma a não ser esta, senão é ficar mais um ano na Série B ou até, dependendo dos tiriças que vierem e do treineiro que assumir o apito, brigar para não cair.

A verdade é essa, infelizmente.

segunda-feira, 24 de março de 2014

A BRINCADEIRA DE LABORATÓRIO ACABOU

Durante o jogo da goleada na Vila Capanema há duas semanas observava-se um ar de "o título é logo ali" por ganhar do time reserva do Atlético.

O técnico Milton Mendes mostrava-se não acreditar no que estava ocorrendo. Dava risadas parecendo um menino que acabára de ganhar seu primeiro caminhãozinho de brinquedo.

O Cone pediu até música no Fantástico, grandes coisas é verdade, mas é o que tem no momento, e soltou provocações que para o futebol são ótimas.

Mas e tem alguns mas por aí, o Atlético colocou o rabinho entre as pernas e foi estudar para tentar reverter a situação. No jogo seguinte perdeu novamente e até poderia ter sido de goleada novamente, mas não desistiu.

O Paraná fez o contrário. Desaprendeu, colocou o salto alto e por conta dos constantes atrasos no salário osa jogadores decidiram não treinar e não concentrar para o jogo decisivo na Vila Capanema.

Até sou favorável a não concentração, mas não do jeito que houve. Enfim, é papo para outro texto.

A vergonha então aconteceu. O time entrou sem vontade alguma em campo enquanto o time adversário, fraco diga-se de passagem diferente do que o técnico Milton Mendes falou, jogou com raça e consertando os erros dos jogos anteriores.

O Paraná Clube "brincou" de laboratório neste péssimo campeonato estadual. Contratou um monte de jogadores sem a mínima condição de jogar nem em suburbana, alguns até já foram embora. Lembram do Danilo Galvão, centroavante? Por onde anda? Qual foi o critério para tais contratações? Paulo Roberto rodou em um monte de times e não deu certo em lugar algum. Veio pra cá por indicação de quem? Qual motivo? Netinho veio machucado? Fabian Coronel nem reserva do Santa Cruz era e veio fazer o que aqui? 

O parceiro do clube, praticamente considerado um irmão por alguns de dentro do clube, disse em entrevista que dificilmente erra nas contratações. Acho que tem que trocar de olheiros, heim?

E o Mílton Mendes? Ainda está no cargo? É lógico que o time é fraco, mas nem mesmo um padrão de jogo o time tem. Muitas vezes era um bando em campo dando balão para o Cone na frente. A maioria das substituições erradas o que demonstra a falta de visão de jogo dele. O time perdendo e a solução é o Ricardo Conceição?

Quem foi que disse que o Conceição é meia? É um bom volante e só.

E as declarações do técnico? Cada uma mais patética que a outra.

Ele não tem culpa. Estava lá no Qatar "trabaiando" de auxiliar e alguém o convidou para voltar ao Brasil e ser treinador. Quem o indicou entende muito de futebol...

Laboratório feito, agora é hora de remontar o time. É hora do "irmão" Amaral provar que sabe de futebol. É hora do Roque Júnior mostrar que entende do "riscado" e passou e muito da hora da diretoria pagar os boleiros para evitar que repitam e repitam e repitam trocentas vezes as partidas que fizeram ontem e em outras oportunidades. Só assim vão poder cobrar dos boleiros que joguem com vontade e profissionalismo, algo raro hoje em dia. 

Esta na hora também de rever alguns conceitos em relação aos jogadores experientes. Lúcio Flávio não é mais o mesmo há muito tempo. Ou monta um time onde ele possa tentar jogar ou vai ficar impossível continuar neste ritmo.

E o Marcos? Falhando em quase todos os jogos. Pode melhorar ou está no limite técnico? Um preparador de goleiros melhor pode ajudar a melhorar? Se não, é preciso apostar em outro goleiro, no caso João Ricardo.

E por aí vai, analisar cada um dos jogadores porque senão vai penar na Série B e lógico, trazer um técnico competente e de menos blá blá blá, pois até aqui só foi isso que se ouvir do Milton Mendes.

sexta-feira, 21 de março de 2014

RETORNANDO...

O blog esteve em férias por questões pessoais, profissionais e até mesmo para dar um tempo depois de 4 anos praticamente interrupto neste espaço.

Este tempo sem escrever serviu para ver como o futebol não deve ser levado tão a sério. Ainda mais por nós torcedores.

Durante este tempo acompanhei o futebol e o Paraná Clube de uma forma sem tanta obrigação de logo ao fato ocorrido vir aqui e colocar meu ponto de vista.

Pré-jogo, pós-jogo, análise de contratações e outras postagens constantes acaba entrando em uma rotina um pouco cansativa.

Desta forma o blog deve mudar um pouco a maneira das suas postagens e sem tanta rotina. Faremos o teste e veremos como será.

Apenas para dar uma passada no que aconteceu até agora, vejo um campeonato paranaense sofrível tecnicamente e com gramados horrorosos. Nada surpreendente no que se refere a atual administração do futebol do estado. Fui dar uma olhada nas súmulas no site da federação e vejo que nada mudou. Continua como se fosse na década de 80. A súmula digital virou lenda.

Mas se serve de consolo, os outros estaduais também são horríveis. O público parece ter entendido que este tipo de campeonato não interessa a ninguém. Com exceção aos empresários e parceiros que atuam no futebol, os novos "irmãos" dos clubes. Estes estão ganhando dinheiro a rodo. Estes sim devem levar o futebol a sério. Passou da hora do calendário ser alterado. O Bom Senso FC até tentou, mas a CBF não vai aderir a mudanças ainda mais com pressões. Os jogadores perderam a chance de não entrar em campo e aí sim fazer uma pressão verdadeira. Perderam também a chance no ano passado na premiação da Rede Globo para os melhores do Campeonato Brasileiro. Os empresários e assessores dos jogadores não deixariam seus clientes perderem a chance de aparecerem com seus troféus. Mas seria uma grande tacada acabar com a festinha da Globo que tem muito a ver com a péssima gestão do futebol.

E o Coronel que agrediu o torcedor com um chute por não aceitar uma crítica? Pouco repercutiu por estas bandas...

Já o presidente que era para ser o exemplo de gestão esportiva e tal recebeu uma cartinha dos seus jogadores esculhambando a administração do tal clube.

A Copa está chegando. Faltam menos de 100 dias para o grande vexame. Obras públicas inacabadas e outras que nem do papel saíram, estádios sem data certa para finalização das obras, se é que terminarão a tempo. Dinheiro e mais dinheiro jogado por aí aos clubes. Inclusive dinheiro público para pagar compra de jogador. Ou alguém acreditou na justificativa que deram? Mas reclamar da camisa que a Adidas fez foram rápidos, hipocrisia pura. E a caxirola deve voltar...

E finalizando este post, e o Paraná Clube?

Bem, o Tricolor continua com suas dificuldades financeiras. Até quando, não sei, infelizmente. O time não está jogando bem, pelo menos na maioria das atuações. Muitas contratações equivocadas. O treinador errou mais do que acertou. Mas o título do estadual pode acontecer. Para a Série B o time terá que ser bastante modificado. Pelo menos 6 contratações de boa qualidade para serem titulares. Outras para fazer parte do grupo, pois algumas dispensas devem ocorrer.

E o "cone"? Queimou minha língua e que continue assim. Inclusive apimentou o clássico com suas declarações neste chato "futebol moderno" onde não se pode falar nada. Os assessores dos jogadores ficam xaropeando para eles manterem o padrão: "vamos fazer um  bom jogo e buscar os 3 pontos".

A Kanxa saiu e a Erreà chegou. Excelente. Agora é aguardar os novos uniformes e a gama de produtos para a torcida.

E ontem com o problema da falta de energia que atrasou o início do jogo contra o São Bernardo a Fox Sports que iria transmitir simplesmente abandonou o jogo e passou um joguinho da Libertadores. Com isso derrubou o off-tubo que as rádios iriam fazer. A Rádio 98 preferiu transmitir música. A Transamérica fez um "enrolation" e "dublation", pois o narrador estava em Curitiba ouvindo outra rádio que estava presente no estádio. Apenas o repórter esteve presente no estádio.

Logo nesta semana onde o mala do Milton Neves deu a seguinte declaração, correta diga-se de passagem: "O tubo matou o rádio esportivo. Antes, em uma viagem para o nordeste, por exemplo, a equipe ficava por lá dias se preparando para uma competição, a rádio mandava o narrador, o repórter, o comentarista e dois operadores. Hoje não manda ninguém."

E este episódio me  lembrou uma vez que uma certa rádio AM estava transmitindo o jogo entre Sport 3 x 0 Paraná Clube em 2011 e a transmissão pela TV caiu. Como não tinha nenhum profissional no estádio começou a inventar os lances. Isso mesmo, inventar. Até que saiu um dos gols do Sport. Uma das rádios FM que estava no local informou o gol através do repórter que cobria a partida e a AM demorou para anunciar o gol. A jornalista inventado os lances dizia: "agora lateral para o Paraná cobrar".